Os coletivos políticos estão virando uma grande força em Salvador. Muitos deles se assumem como grupos sem partidos políticos, algo raro no Brasil onde todo sindicalista também é candidato a vereador.
Potencializados por redes sociais como twitter e facebook esses grupos se proliferam e fazem mais barulho que final de novela. Desde o início da chamada primavera árabe onde manifestantes foram pro pau encarar ditadores que se tem falado sobre o poder que as pessoas adquiriram nessa década.
Entre os coletivos mais poderosos do mundo está o Anonymous, um grupo hacker que vem desafiando o estado com a sua máscara e filosofia retirada do HQ de vendetta. O Anonymous já conseguiu fazer senadores americanos afinarem na resolução de leis contra a pirataria.
Em Salvador os grupos estão se organizando mais fortemente nos últimos tempos, embora muitos ainda não tenham rejeitado o velho modelo de filiação partidária e apoio a candidatos. Ainda se está criando o poder simbólico dos coletivos soteropolitanos, onde essa multidão de gente organizada vai fazer qualquer cabeça branca se borrar todo.
Entretanto para que esses movimentos vinguem d verdade na capital baiana, rótulos como esquerdista, petistas Juventude socialista devem ser esquecidos. Eles que se matem de lá, enquanto as pessoas de verdade fazem daqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário