Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Cinema no Beco apresenta produções cubanas e baianas em junho

O projeto Cinema no Beco tornou-se oficialmente multifacetado. No mês de junho, o frequentador do Beco dos Artistas vai poder conferir produções cubanas exclusivas, além de um longa-metragem produzido totalmente em Salvador.

No dia 21 de junho, a tela do Beco vai ser invadida por curtas cubanos: Pele (Piel), Algo Assim como Estar Apaixonado (Algo Así como Estar Enamorado), Um Sonho para Tereza (Um Sueño Para Tereza). Com duração de cinco minutos cada, os curtas foram produzidos pela Escuela Internacional de Cine Y TV San Antonio de Los Baños, e tem entre os diretores uma brasileira: Carolini Assis. Além de participar da produção de todos, ela dirige Piel, lançado em 2010. Os curtas vão ser exibidos com exclusividade no Beco, a partir das 19h.

Para completar a programação desse dia, vai ser exibido o longa-metragem, também cubano, Chocolate e Morango. O filme, de 1993, é dirigido por Tomás Gutierrez Alea, recentemente falecido e considerado um dos maiores cineastas cubanos. O filme é ganhador do prêmio de melhor filme do Festival de Havana de 1993, o de melhor filme no Festival de Gramado no ano seguinte, recebeu premiações no Festival de Berlim, além de indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

Baseado no conto "El bosque, el lobo y el hombre nuevo", do roteirista Senal Paz, o Morango e Chocolate nos remete à Havana de 1979. Através das relações dos dois personagens centrais David (Vladimir Cruz) - universitário que acredita nos ideais da Revolução Cubana - e Diego (Jorge Perugorria) - um artista apaixonado por literatura que luta contra a homofobia e a falta de liberdade de expressão em Cuba - conhece-se um país repleto de contradições em sua realidade econômica, política, social e cultural.

A programação do Cinema no Beco prossegue no dia 22 a partir das 20h, com a exibição do filme “Uma Ponta”, dirigido pelo ator e produtor baiano Rai Alves. O elenco é inteiramente composto por estudantes do Colégio Dois de Julho - localizado no bairro do Garcia, em Salvador - e coloca em questão a ética no jornalismo ao apresentar a história de uma profissional que aceita suborno para produzir matérias sob encomenda.

As apresentações de produções da sétima arte continuam em julho com a volta do DOC SSA, em sua quarta edição, além de mais exibições de filmes de ficção. Continue ligado na nossa programação, e não perca as próximas sessões. O Cinema no Beco apóia a produção local e alternativa, e acontece todo mês no Beco dos Artistas, com entrada totalmente gratuita.

Serviço
Cinema no Beco


Dia 21.6, às 19h
- Curtas Cubanos: Pele (Piel), Algo Assim como Estar Apaixonado (Algo Así como Estar Enamorado), Um Sonho para Tereza (Um Sueño Para Tereza).
- Morango e Chocolate

Dia 22.6, às 20h
- Uma Ponta

Onde: Bar Cultural, Beco dos Artistas (Avenida Cerqueira Lima, travessa da Avenida Leovigildo Figueiras), Garcia
Quanto: Grátis
Informações: (71) 3329-7303

Nenhum comentário: