Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

domingo, 22 de agosto de 2010

Confira um pouco de Glauber Rocha

A Bahia lançou para o mundo um dos maiores cieneastas brasileiros que já existiu. Glauber Rocha morreu em 22 de agosto de 1981, à 29 anos e qualquer texto a respeito do talento dessa figura é mera redundância, então vejam abaixo algumas das principais obras e prêmios dele que é o principal nome do movimento Cinema Novo.



Barravento:

1961, P&B. 35 mm

Primeiro Filme dirigido Glauber Rocha, trata de uma vila de pescadores que é explorada por negociantes donos da rede utilizada para pescar. É quando aparece Firmino, antigo morador da vila que retorna para instaurar conflitos nesse espaço que mistura a magia do candonblé com questões sociais que seguem até os dias de hoje.
Deus e o diabo na terra do sol:
1964, P&B.

Um dos filmes mais famosos de Glauber Rocha, retrata a vida do sertanejo Manoel e sua mulher Rosa que em busca de uma vida melhor se envolvem primeiro com um beato um tanto quanto Saguinário e depois com um cangaceiro, para tentarem melhorar suas condições de vida. Essa obra recebeu uma indicadação a palma de ouro, com destaque para a morte do cangaceiro Corisco.

Terra em transe :

1967, P&B.

O filme é visto por muitos como uma sátira ao Brasil pré-ditadura militar de 1964. Terra em transe conta a história do jornalista e poeta Paulo MArtins na república fictícia de Eldorado e suas relações com um político populista que está ganhando poder. Essa obra chegou a ser censurada pelo governo militar, mas garantiu um prêmio de melhor filme no Festival de cinema de Havana, além dos prêmios Luis Buñuel e Fipresci no XX Festival de Cannes.








Nenhum comentário: