Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sábado, 21 de janeiro de 2012

Desocupa João evidencia surgimento de uma nova postura do soteropolitano

Embora eu não seja o jornalista mais experiente do mundo, posso dizer que já estive cobrindo uma quantidade considerável de protestos. Quase sempre em algum momento surge uma figura agradecendo ao político fulano de tal pelo apoio.




Não vi isso no protesto Desocupa João ocorrido nessa sexta-feira, dia 20 de janeiro. Acho que esse foi a primeira manifestação pública em que estive onde aparentemente quem mandava era a sociedade civil. Teve uns caras que estenderam no chão uma faixa do partido para o qual militavam, mas eles pareciam estar realmente constrangidos em estar ali por conta de alguns olhares desconfiados.

Obviamente essa manifestação não vai obter êxito em retirar João Henrique da prefeitura de Salvador antes do fim do mandato, mas acho que ela provou a existência do surgimento de uma postura soteropolitana em relação a atos públicos. Sexta-feira foi a primeira vez em que eu vi um manifestante reclamar tanto de partidos da direita como da esquerda.

Essa galera vai se manter sem partido durante todo esse maldito ano de eleição? Honestamente tenho minhas dúvidas sobre isso. Sem apoio de políticos é improvável que os movimentos que buscam um PDDU que não ferre Salvador cresçam em número de pessoas, mas é bom ver o povo se movendo, mesmo que em pequena quantidade.

Quem protesta e nome de políticos não passa de mão de obra barata para campanha. Galera, não sejam otários e mantenham essa movimentação sem partido, caso contrário, tudo isso só vai servir para eleger um novo babaca.

Nenhum comentário: