Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Pressão social: A versão real do big brother

Você que é homem já ficou com aquela garota que não te interessava só para os seus amigos não te encherem. Garotas certamente acabaram usando aquele vestido super desconfortável, pois as amigas disseram que as deixavam sexy.

O motivo pelo qual isso acontece é que existe pressão social para que o homem durma com qualquer mulher que seja minimamente bonita, mesmo que ela seja um saco. Mulheres são ensinadas e vigiadas o tempo todo para que usem roupas que destaquem o corpo, caso contrário ganham fama de desleixadas.

Eu gosto de definir pressão social como a expectativa que algum idiota fez sobre você. Na verdade esse conceito é extremamente disciplinador. O medo de não se enquadrar faz você deixar de fazer as coisas que gosta para realizar tarefas que fazem a sua vida um pouco mais miserável e infeliz como usar aquele salto alto que te da dor nas costas.

Todo mundo ao menos uma vez já apontou o dedo para outra pessoa com o intuito de dizer algo que havia de "anormal" na figura. Somos treinados para ter esse comportamento desde crianças para observarmos uns aos outros e disciplinamos uns aos outros.

Se quando você sai de casa sente paranoicamente que existem um milhão de olhos te observando, sacando o que você está vestindo, o que está comendo e quem está comendo, relaxe, você não é doido só é esperto.

Essa ideia é fruto de uma sociedade que vive em busca de um padrão comportamental. Caso você esteja fora desse padrão, pode está condenado a estar fora de tudo. Essa vigilância contínua tem como objetivo segurar a sua onda, te dizer o que você deve ou não fazer, te condicionar à um comportamento.

O grande irmão do livro 1984 existe de verdade, mas ele não é uma entidade representável. O Big Brother real está em cada rosto que cruza o seu caminho com o intuito de saber se você é normal ou não. No final das contas ninguém está muito preocupado com o que o outro quer ser. É o mundo cão

Nenhum comentário: