Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Em São Paulo – Museus

Eu irei escrever alguns posts com algumas das experiências que eu vivi enquanto visitava minha cidade durante as férias de dezembro e janeiro. Dividi os textos de acordo com os lugares e coisas que eu fiz, então esse será o primeiro de alguns que ainda virão por aí. Para começar, o tópico com mais novidades: Museus. Eu nunca havia visitado nenhum dos listados abaixo, e tive uma bela surpresa justo naquele que eu visitei no último dia das minhas férias.

Vale lembrar que toda essa jornada pelos museus foi acompanhada da minha linda amiga Vanessa, que foi uma companheira mais do que excelente. Eu até cheguei a fazer uma listinha de todos os lugares que eu queria conhecer e, infelizmente, não deu para ir em todos (o MASP mesmo ficou de fora :/), mas os que conhecemos valeu super a pena.


O nosso passeio iniciou no Museu da Língua Portuguesa, que honestamente, não tinha muita coisa para se ver ou fazer. É bonito e tem coisas interessantes, mas não sei se na próxima vez que eu for a São Paulo vou querer visitá-lo. Todos os outros lugares me deixaram com vontade de quero mais, exceto esse. O que vale a visita ao lugar é o prédio onde fica o museu: a Estação da Luz. Definitivamente lindo!


Agora já que você está por ali, é só atravessar a rua e pronto, está na Pinacoteca. Essa sim, muito linda e cheia de coisas mais lindas ainda para olhar. Só indo lá para entender o tamanho do lugar e a quantidade de opções de salas com diversos tipos de exposições. Quero voltar lá sempre.





Dali partimos para a o Centro Cultural Banco do Brasil, que fica relativamente perto, e dá para ir andando. Lá vimos uma exposição que utilizava coisas como linhas, papelão, retalhos de tecidos, etc, para construir móveis e afins. Tinha uma poltrona feita inteiramente de ursinhos de pelúcia que me conquistou.



Ali pertinho tem a Caixa Cultural, que fica em um prédio enorme, com bastante espaço de circulação. Foi aí que eu e Vanessa nos deparamos com as máquinas de escrever. Elas faziam parte de uma exposição, e podíamos utilizá-las à vontade. Apesar de quase nenhuma delas estar funcionando direito (só a máquina que Vanessa usou) ficamos nos divertindo à beça escrevendo várias coisas sem sentido e rindo com o que os outros visitantes haviam escrito e deixado por ali.
Ao final, não tivemos coragem de deixar nossas “obras de arte” e cada uma dedicou o que havia escrito para outra e levamos para casa.



Todos esses lugares visitamos no mesmo dia, e na lista ainda tínhamos Museu do Ipiranga e MASP. Infelizmente, não conseguimos ir em nenhum dos dois, mas daí, no meu último dia de férias, eu e a Vanessa fomos ao Museu Catavento, e foi definitivamente um dos passeios mais divertidos que eu fiz. Só pelo lugar onde fica o museu, já vale a visita: Palácio das Indústrias. Um baita prédio, daqueles que lhe fazem sonhar coisas do tipo “ah queria morar aqui”.



O que tem para conhecer no Catavento é mais impressionante ainda. São diversas áreas - universo, sociedade, física, biologia – tudo com uma pegada educacional. E não se engane achando que por ter esse cunho educacional o lugar fica chato, muito pelo contrário. É tudo bem atrativo e cheio de coisas interativas. A seção de Física inclusive é uma atração à parte. Praticamente tudo que tem lá é interativo e nos permite ver na prática como funciona diversos equipamentos e tudo o mais. Ficamos passeando pelo museu por uma manhã e não conseguimos ver tudo que o lugar oferece. Com certeza quero voltar lá e levar mais pessoas comigo para conhecer o Catavento.



Bom, ainda tem muitas outras coisas para falar dessa viagem, e para o próximo post já programei escrever sobre a minha ida à Paranapiacaba, Parque do Ibirapuera e ao Zoológico. Ainda tem o Dj Club Bar, Reveillon na Paulista, Liberdade, 25 de março, Don Miguel Mexican Bar...ufa, chegamos lá!

Nenhum comentário: