Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Nas livrarias: História do Rock em HQ

Para quem é apaixonado por rock, ou simplesmente gosta de música, chega ás livrarias na próxima semana uma novidade: “O pequeno livro do Rock”, obra que conta a história do estilo em quadrinhos. Escrito pelo quadrinista francês Hervé Bourhis, o livro traz centenas de páginas ilustradas sobre um dos gêneros musicais mais importantes do século XX, com releituras de capas de discos, batalhas entre bandas e lista dos melhores discos segundo o autor.

Bourhis demorou dois anos para terminar a HQ, apesar de ter começado a fazer suas anotações ainda em 1988. “Aos 14 anos, eu comecei a tomar nota dos causos, discografias e informações sobre o rock que encontrava em toneladas de livros, revistas e discos que coleciono. Em 2005, passei a agrupar tudo em livro, como uma colcha de retalhos”, explica Bourhis.

A HQ começa em 1915, nas origens do rock, e vai até 15 de junho de 2009. A narração não é linear, pois Bourhis preferiu destacar os seus momentos favoritos da música pop nas últimas décadas. Fã de quadrinistas como Jack Kirby, René Goscinny e Seth, o autor diz que Raymond Pettibon (ilustrador da capa do disco “Goo”, do Sonic Youth, entre outros) foi uma das suas principais referências na hora de desenhar seu “Pequeno livro do rock”.

O livro contém referências ao rock brasileiro, como Mutantes, Sepultura e Cansei de Ser Sexy. “Eu adoro música brasileira, de bossa nova a CSS. Sou fascinado por Jobim, e eu adoro o movimento tropicalista, Mutantes, Duprat, etc. Também gosto muito do Jorge Ben dos anos 70”. "O pequeno livro do rock" também está lotado de referências ao pop francês, destacando nomes como Serge Gainsbourg, Brigitte Fontaine, Mano Negra, Françoise Hardy e até os eletrônicos mascarados do Daft Punk.

Com informações do G1

Nenhum comentário: