Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sábado, 17 de dezembro de 2011

#OcupeBrasília, eu quase acreditei em você

Para quem não sabe (e é provável que você não saiba mesmo) essa semana rolou o #OcupeBrasília. De acordo com a Une (União Nacional dos Estudantes) cerca de 200 estudantes estavam acampados no planalto central com o objetivo de exigir entre outras coisas 10% do PIB nacional para educação.

Quando eu fiquei sabendo dessa notícia honestamente me empolguei, cheguei aescrever algumas notícias a respeito no Nuvendigital, página qual fui contratado para atualizar. Pensei até em juntar uns amigos e partir pra lá.

Então comecei a receber textos da Une com nomes de políticos que se diziam apoiadores do movimento. Nesse momento voltei a minha condição de jornalista paranóico, apático e bebedor de café. No final das contas eu me vi miseravelmente certo. O #OcupeBrasília acabou em uma semana, não por terem sido expulsos, como a maioria das ocupações pelo mundo.

De acordo com o texto que eu recebi da própria Une, eles simplesmente decidiram que era hora de ir embora. Os 10% para a educação? A votação da coisa toda  foi adiada.

 Em Moscou tem gente enfrentado o frio congelante dessa época do ano. Nos Estados Unidos as ocupações se comportam como o Jason, não importando quantas vezes a polícia solte os cachorros sobre eles. Os caras sempre voltam em maior número e mais despirocados. Existem países onde os manifestantes enfrentam balas de borracha e gás lacrimogêneo, mas não vão embora. O #OcupeBrasilía acabou depois de uma semana, e eles nem foram expulsos!

Entretanto isso não quer dizer que todas as ocupações no Brasil seja essa coisa duvidosa. Em Salvador o #ocupeSalvador tem tido que lidar com a apatia do baiano tentado concientizar o soteropolitano a respeito do PDDU da copa. Entre os duzentos do #ocupebrasilia e os quinze do# OcupeSalvador, fico com a segunda opção.

Um comentário:

Anônimo disse...

Dá uma olhada aqui e talvez depois você se interesse em chamar seus amigos e se juntar ao verdadeiro ocupa de brasília http://blogviagemnotempo.blogspot.com/2011/12/as-acampadas-e-colonia-de-ferias-do.html