Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O Máskara em HQ contra as adaptações cinematográficas chatas.

Eu me lembro quando saiu o filme O Máskara (1994). Eu era criança, mas eu me lembro. Recordo que li a sinopse e minha mãe alugou o vídeo sem que eu pedisse. Tudo que veio na minha cabeça naquele momento foi “que tédio”. Sensação que não viria até mim se eu tivesse tido acesso  a HQ (história em Quadrinhos) O Máskara responsável por inspirar o filme.


 No HQ aquele herói retardado que aparece no filme simplesmente não existe, pois o Máscara dos quadrinhos é muito sanguinolento, muitos chegam a comparar o personagem ao coringa do Batman. Honestamente fiquei meio puto da vida quando soube disso. O Máskara seria um filme muito melhor caso fosse mais próximo dos quadrinhos. Entendo que uma produção popular precise ser produzida de forma que garanta lucro, mas isso não quer dizer que se deva perverter uma obra de tal forma que ela perca o seu sentido original.

Não que o Máscara da HQ seja um exemplo de discurso filosófico sobre a vida e a morte, na verdade o que rola mesmo é violência gratuita, mas ainda assim é mais interessante que aquele merdinha que aparece no filme e no desenho animado.



 Não sou desses fãs de quadrinhos que exigem que as adaptações cinematográficas sejam idênticas aos originais em revista. Cada qual em sua linguagem, pois existem elementos narrativos que ficam legais no HQ, mas no cinema uma bosta. Entretanto também perder toda a essência do produto também não é legal.

 Você assistiria um filme onde Karl Marx é representado como um rico empresário explorador do proletário? Nem eu. Acho que essa galera tem que tomar mais cuidado nessas adaptações ou então esse bando de filmes baseados em quadrinhos só vão dar vergonha alheia.

4 comentários:

Anônimo disse...

Onde encontro fácil as HQ? Procurei outra dia na Saraiva e não achei cara!
http://filospop.blogspot.com/

Isto É Uma Banana disse...

Velho acho que só dah pra achyar na net. Esses ñúmeros são bem velhos, achoi que dos anos de 1990 ainda

Anônimo disse...

Valeu a dica!

BrunoLVV004 disse...

Cara, isso é uma opinião sua, quem não gostou de ver o Jim Carrey interpretando o Máskara? Eu pelo menos dei boas gargalhadas e adorei o filme. Se ele fosse feito como no projeto inicial, um filme de humor negro como nos quadrinhos, atingiria um público bem menor. Tbm sou fan das hqs do Máskara e acho que nada foi desvalorizado.