Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

domingo, 9 de outubro de 2011

Senhora Voorhees: minha serial killer favorita de filmes de terror

Antes de começar a ler esse post, vou logo avisando que ele tem revelações sobre o enredo do filme Sexta-feira 13 (1980).



Pamela Voorhees é de longe a minha serial killer favorita de filmes de terror. Na verdade acho que eu vi poucos trabalhos  onde o assassino em série era uma mulher. Acho que só Pânico II, na Lâmina do Machado e mais uns dois filmes que eu tenha assistido tinha como matador uma mulher.

Ser a mãe do Jason faz da senhora  Voorhees a virgem Maria dos filmes de terror slasher. Essa personagem aparece praticamente apenas no primeiro Sexta-feira 13 (1980), mas foi responsável por criar um dos maiores ícones da cultura pop.  Aquele assassino com máscara de hockey que a gente adora.

Nesse primeiro Sexta-feira 13 o Jason é que quase não aparece,  não tem a máscara, é só um guri deformado, ele nem mata ninguém . Diferente de Pamela Voorhees. O interessante é que a gente não sabe quem está matando quem até o final do filme quando a senhora Voorhees aparece e começa a perseguir a protagonista com um facão enorme. Acho o legal dessa cena é que ela mostra a loucura da mãe do Jason que fica imitando a voz do filho falando “mata eles mãe”. 

Pamela Voorhees tem uma grande importância na história do Jason, afinal, se não fosse ela o nosso herói mascarado não cresceria protegido dos males do mundo para estripar pessoas algum tempo depois. A senhora Voorhees é o que torna o sexta-feira 13 de 1980 o melhor de todos. É muito provável  que sem essa progenitora ficcional o Jason fosse apenas mais um dos assassinos que passaram pelos anos de 1980 e ninguém lembra. Pamela Voorhees pariu muito mais do que o Jason, ela deu a luz a um clássico.

Obs: Esse post simplesmente desconsidera o Sexta-feira 13 remake (2009) , pois para o Isto é uma banana remakes não são legais, simples assim.

Um comentário:

Alane disse...

Verdade conheço muita gente que nunca assistiu esse filme...como você mesmo disse é um clássico dos anos 80. O único filme de terror que me deu medo.