Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Edgar Allan Poe: um autor legal

Antes de Sidney Sheldon, Alfred Hitchcock existia Edgar Allan Poe ou como eu gosto de dizer “o cara”.




Poe nasceu em 1809, morreu quarenta anos depois, após uma vida cheia de poesias sombrias e histórias de mistérios. Honestamente eu sinto alguns calafrios vendo a obsessão do artista no conto O retrato Oval, onde um pintor perde a sua amada em nome da perfeita pintura.

As obras de Edgar Allan Poe são repletas de histórias onde o homem perde ou mesmo mata a mulher amada, como no conto O Gato Preto. Muitas vezes os personagens principais dos contos de Poe sofrem de uma degradação moral vasta. A quem diga que isso tem sérias influencias da vida pessoal do escritor, repleta de bebedeiras, demissões por excesso de álcool e uma esposa morta por conta de uma pneumonia, Virginia.

De acordo com o livro Edgar Allan Poe: um homem em sua sombra de Ricardo Araújo, Virginia surgia como o ideal de beleza para Poe -> “Magra, com rosto de criança, olhos grandes, doente, educada...” .

Imagino que para quem nunca leu um texto do Edgar Allan Poe, ele pareça nesse momento ao equivalente gótico de um cantor de música sertaneja, mas não é bem assim, os textos de Poe envolvem mistérios e análises do escritor sobre ele mesmo, além de ter influenciado o suspense no mundo.

Os assassinatos na rua Morgue, por exemplo, os personagens principais desse conto me lembra muito quase todas as duplas de detetives que existiram na TV, embora hoje a maioria dos programas policiais trabalhem mais com a ideia de equipe com várias pessoas trabalhando para resolver um mistério ao invés de uma dupla.

Sem Edgar Allan Poe, talvez nunca tivesse existido seriados como CSI, Sobrenatural ou escritores como Stephen King.

Nenhum comentário: