Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Grindhouse, você já foi a uma?

Eu realmente gostaria de ter tido essa experiência de ir a uma Grindhouse, pego uma dessas sessões duplas de cinema onde o primeiro filme é um clássico tipo B e o segundo um pouco menos vagabundo, mas ainda assim legal. Para quem não sabe é assim que funcionavam as Grindhouses: sessões duplas de filmes, primeiro o mais barato e com atores desconhecidos, depois o mais bombado e bem produzido. Eles chamavam essas promoções de "2 filmes pelo preço de 1".




Era uma característica típica dos filmes tipo B serem sanguinolentos e cheios de cena de nudez, afinal, com pouca grana para divulgação era preciso apelar. Além do mais esses formatos de trabalho eram tão mau vistos que até mesmo os lugares onde eram exibidos davam medo. Provavelmente seria o tipo de cinema onde hoje exibem filmes pornôs.



Um projeto muito legal que vem a homenagear essas sessões é a parceria entre o Robert Rodrigues e Quentin Tarantino. O plano fodástico era o seguinte: fazer dois filmes tipo B e lançar os dois no mesmo ano. Robert Rodriguez dirigiu "Planeta Terror", um dos melhores filmes de zumbi que eu já vi na vida, e "A Prova de Morte" ficou por conta de Tarantino. Esse projeto ainda contava com trailers falsos (Machete, um desses anúncios falsos, virou filme de verdade) e mulheres bonitonas.




Infelizmente o povo responsável pela distribuição medrou quando viu que Planeta Terror não tava bombando e só lançou no Brasil o filme A Prova de Morte três anos depois da finalização desse trabalho. Cagões.

Salvador tem seus exemplos do que poderiam ser Grindhouses. Você encontra alguns cinemas na Baixa do Sapateiro exibindo filmes pornôs. Esse tipo de cinema caiu em desuso por conta da pirataria e da invenção das tecnologias como DVD e TV fechada. Tédio não?

Nenhum comentário: