Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Que diabos é patriarcalismo?




Essa pergunta é foda, se vocês pensarem bem, devem existir várias pessoas lamentando a queda do poder do patriarcalismo e liberando bravatas toscas como “a família está deixando de existir” . Então a pergunta que fica é: você sabe o que é patriarcalismo?

Manuel Casttells autor do livro O Poder da Identidade sabe.

“Patriacalismo é uma das estruturas sobre as quais se assentam todas as sociedades contemporâneas. Caracteriza-se pela autoridade, imposta institucionalmente, do homem sobre a mulher e filhos no âmbito familiar. Para que essa autoridade seja exercida, é necessário que o patriarcalismo permeie toda a organização da sociedade, da produção e do consumo a política, legislação e cultura.” P 169 do livro o poder da identidade

Está explicado? Beleza. Hoje é quase impossível se pensar em uma família completamente patriarcal, ao menos nos moldes de 100 anos atrás onde era dado o direito ao homem espancar e não raramente estuprar suas esposas. Lembrem-se de como era dito as respeito do sexo do casal “as obrigações da esposa, os privilégios do marido”.

Se eu fosse vocês moças, não choramingaria pelo ideal de formato familiar existente em outras épocas .


*Ps1: Sim, eu sei que a formatação da citação não ta de acordo com a ABNT, mas o lance é que nem todo mundo que lê meus textos sabe o que é ABNT
*Ps2: Parte dessa idéia está no meu memória de TCC, então eu não estou plagiando a mim mesmo.

Fonte da imagem: grupodemujeresixchel.blogspot.com

Nenhum comentário: