Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Histórias de um pedaço de roupa: a minissaia

Eu não sou um especialista em moda, mas em minha humilde opinião, as minissaias são o equivalente feminino da Jaqueta de couro para motoqueiro.




Antes de continuar com esse post vamos conceituar o que seria uma minissaia.

Tecnicamente uma minissaia seria uma saia cujo fim ficaria 10 centímetros acima do joelho, ou seja, algo que realmente permite a nós homens verem pernas de mulheres, legal não?

Essa peça de roupa tão associada a mulheres que sua mãe beata não deixaria vc namorar nunca, teria sido invenção simultânea de dois Designers Mary Quant e André Courregés. Em 1964 Quant apresentou as minissaias para o mundo em Paris, e não demora muito para que elas se tornem uma febre entre as garotas.

A minissaia acaba virando um símbolo político da revolução sexual da década de 1960. Era um tipo de marca para garotas modernas que ouviam Beatles e Rolling Stones, assim como as Jaquetas de Couro e os filmes do James Dean.




O corpo da mulher sempre foi visto como algo pecaminoso no ocidente, o que leva o homem ao erro por assim dizer. Entretanto na década de 1960 que tinha esse espírito mais transgressor, muitas mulheres colocavam minissaias e queimavam sutiens com a ideia de obter controle sobre sua sexualidade. Mostrar as pernas nessa época acaba se transformando numa forma de mostrar o quanto a mulher tem poder sobre seu corpo, mas obviamente teve muita gente que achou isso uma desculpa para piriguetagem

A minissaia hoje ainda tem sua imagem degradada, a mulher que a usa ainda pode ostentar a posição de piguete a depender do círculo social onde esteja, mas, por favor, moças não abandonem essa peça de vestuário legal e com uma história tão interessante.



*Não se limite a esse post medíocre você pode achar mais informações sobre o assunto no livro MODA - UM CURSO PRATICO E ESSENCIAL (ERIKA STALDER,STALDER, Erika e KRIETZMAN, Ariel) e no artigo OLHARES SOBRE O FEMININO: O DESEJO, O AMOR E O SEXO EM DIFERENTES TEMPOS (Lúcia Helena da Silva Joviano)

Nenhum comentário: