Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Vintage: roupas com história

Usar roupas que faziam parte do grada-roupa da sua avó, essa é a essencia da moda Vintage ou Retrô. Podem ser dos anos de 1980, 1970, antes do século XIX. Tudo anexado nessa forma de vestuário que tem como objetivo trazer de volta o que teoricamente já teria ido embora.




Já é comum se pensar que na cultura pop percebemos como há 20 anos produzíamos coisas legais. A quem diga até que esse processo seja um círculo vicioso e de tempos em tempos olhamos parar o passado e vemos suas maravilhas. Do nada notamos que deixamos algo legal passar.

O vintage em todas as suas formas tem esse objetivo: lembrar ou tentar fazer retornar algo que teoricamente já teria perdido a legitimidade, mas por algum motivo estranho a gente se identifica com essa moda de outras décadas.

A galera tem que lembrar que roupas são um extenção das nossas personalidades, então o retrô nada mais é do que uma expreção de nossa saudade. Mas se eu gosto de vestir roupas de épocas em que eu não estava nascido ainda? Certo, você, garoto de 15 anos, nunca teve vontade de ir ao Woodstock, ou ver os mutantes tocarem com a Rita Lee no vocal, ou mesmo acompanhar um dos antigos festivais da canção na TV Record?

Não que hoje não existam coisas legais, mas às vezes a gente senta falta daquilo que não teve.

Obviamente ver nossos artistas favoritos usando essas roupas também é uma motivação para o retrô. Mitos e simbolos são sempre mitos e simbolos. Quer a gente goste ou não, eles governam as nossas vidas. Ver nossos artistas favoritos usando roupas que chamos legais é um ótimo insentivo para estourar o cartão de crédito.


Não se limite a esse post mediocre. Você pode achar mais informações no artigo. A História inventando Moda: A influência da memória na criação de coleções de moda com referência no passado de Rochelle Cristina dos Santos

Nenhum comentário: