Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Aniversário do filme O exorcista (1973)

O exorcista faz 48 anos hoje. O filme de terror americano mais incrível de todos os tempos entrava nas salas de cinema nos Estados Unidos da América em 1973 numa sexta, não treze, mas 22.



O trabalho dirigido por William Friedkin foi baseado em um livro escrito por William TPeter Blatty, também responsável pelo roteiro de O exorcista. Talvez por isso o filme tenha se parecido tanto com o livro (Claro, que não é igual. O livro tem mais detalhes das coisas. O suficiente para um cagão como eu ter medo de ficar em casa sozinho).

Existem muitos sites por aí falando que o livro que originou o filme é baseado em uma história real. Não nego, nem afirmo, honestamente não achei nenhuma fonte em que eu confiasse o suficiente para jogar essa afirmação nesse texto.

 O filme conta a história de uma garota de doze anos que é possuída pelo demônio Pazuzu. A princípio todos acham que ela sofre de alguma doença mental. A menina adquire uma voz masculina e ganha força física para atormentar todos que vivem na casa. Vários médicos examinam a garota, entretanto nada é encontrado. Nesse momento Chris MacNeil (Ellen Burstyn), mãe da guria possuída decide pedir ajuda a um padre. Não vou contar mais da história, pois esse blog é ético o suficiente para não ser disseminador de Spoilers.



 Poucos filmes originaram tantas lendas urbanas assustadoras quanto O Exorcista: Pegamos algumas no site da revista Mundo Estranho.

 1 - o ator Jack MacGowran, morreu após a sua participação no filme.

2 - O irmão de Max von Sydow,( padre Merrin) morreu na época em o ator estava gravando o filme

 3 - Um dos técnicos de cena morreu de uma forma que ninguém entendeu

4 - A atriz Ellen Burstyn, que fazia a mãe da garotinha endiabrada, se arrebentou na cena em que é atirada para longe pela filha, mas existe quem diga que isso foi culpa do diretor.

 Eu já ouvi histórias e mensagens subliminares  dentro do filme, coisas como a possibilidade dele atrair Pazuzu, entre outras. Loucuras a parte, O exorcista é desses filmes de terror que é assustador em todas as épocas, não falo isso como pessoa que acredita no sobrenatural ou coisa do gênero, mas como cinéfilo que gosta de filmes de terror filmados antes do meu nascimento.

Se um filme é bom o suficiente para criar lendas urbanas, ele sem dúvida merece ser perpetuado para a eternidade.

Obs: Não vejam os outros filmes que produziram como sequência, pois são uma desgraça de ruim.

Obs: Estou escrevendo esse post num medo da porra.


3 comentários:

Alane disse...

"Obs: Não vejam os outros filmes que produziram como sequência, pois são uma desgraça de ruim." CONCORDO PLENAMENTE!

Anônimo disse...

tu é viado e fila de uma puta

Terror disse...

O exorcista eh sem duvida um dos maiores classicos do terror e nao existe nenhum filme qi barre ele ¬¬